fbpx

OS CAMINHOS PARA O SUCESSO DA IATF – BOVINOS DE CORTE

//OS CAMINHOS PARA O SUCESSO DA IATF – BOVINOS DE CORTE

OS CAMINHOS PARA O SUCESSO DA IATF – BOVINOS DE CORTE

A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma biotecnologia da reprodução animal que tem se expandido nos últimos anos devido sua aplicação para melhorar a eficiência reprodutiva do rebanho. A busca de informações sobre a aplicação desta biotecnologia como ferramenta para aumentar a produtividade  por veterinários, produtores rurais e pessoas relacionadas ao agronegócio também tem aumentado.

Cerca de 90% das inseminações realizadas no Brasil utilizam a IATF, que ocupa o lugar da IA convencional, em que é necessária a observação de cio. Esta substituição se deve às características do rebanho bovino brasileiro, que é composto predominantemente por animais Bos indicus, que apresentam cios curtos e noturnos, o que dificulta sua detecção. As pesquisas apontam que nos próximos 5 a 7 anos o Brasil atinja entre 20-25 milhões de inseminações, o que ainda está muito aquém do ideal devido ao tamanho do rebanho brasileiro, mas que já traria muitos benefícios, com a melhora da eficiência produtiva e reprodutiva das matrizes.

O emprego da IATF pode auxiliar a reduzir o intervalo entre partos do rebanho brasileiro, o que aumentaria o número de descendentes produzidos por meio desta biotecnologia, trazendo outro benefício, a escolha do sêmen e a produção de bezerros mais pesados e padronizados.

Se você deseja saber como introduzir esta biotecnologia na sua propriedade ou do seu cliente ou melhorar os resultados que você tem obtido, este curso pode ajudá-lo. Reunimos em 12 módulos informações relacionadas às pesquisas já realizadas sobre este assunto: como realizar um protocolo de IATF, aplicação desta biotecnologia em novilhas e vacas, uso do sêmen sexado, programas de ressincronização da ovulação, mitos e verdades sobre a IATF e, ainda, uma análise econômica sobre a introdução da IATF numa propriedade rural.

CONTEÚDO DO CURSO 

MÓDULO I – Por que fazer um programa de IATF?

MÓDULO II – Fisologia da reprodução animal

MÓDULO III – Controle farmacológico do ciclo estral

MÓDULO IV – Controle farmacológico do ciclo estral: indução de ciclicidade

MÓDULO V – Como aumentar a eficiência do protocolo de IATF

MÓDULO VI – Mitos e verdades sobre a IATF

MÓDULO VII – IATF em vacas

MÓDULO VIII – IATF em novilhas

MÓDULO IX – IATF com sêmen sexado

MÓDULO X – Como implementar um programa de IATF

MÓDULO XI – Ressincronização da ovulação

MÓDULO XII – Avaliação econômica de um programa de IATF

CARGA HORÁRIA: 40 HORAS

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: 60 DIAS

SAIBA MAIS
By | 2018-09-17T23:40:26+00:00 julho 24th, 2018|Cursos Online|4 Comments

About the Author:

4 Comments

  1. Jamerson de Farias Morais 9 de agosto de 2018 at 19:38 - Reply

    Fiz e o meu resultado não foi o esperado

  2. Armando Júnior 21 de agosto de 2018 at 20:53 - Reply

    Tenho interesse

Leave A Comment