2 EM 1 BOVINOS E EQUINOS: PALPAÇÃO TRANSRETAL

A identificação precoce de gestação é fundamental para o correto manejo das fêmeas e organização da propriedade. Entretanto, para a realização deste diagnóstico por palpação transretal, é fundamental o acompanhamento por médico veterinário capacitado, com bom treinamento e conhecimento sobre fisiologia reprodutiva, anatomia do sistema reprotudor e palpação trasnretal.

No CURSO 2 EM 1: PALPAÇÃO TRANSRETAL EM BOVINOS E EQUINOS, serão abordados temas relacionados ao diagnóstico de gestação por palpação transretal nesta duas espécies. 

EXCLUSIVO PARA MÉDICOS VETERINÁRIOS E ESTUDANTES DE MEDICINA VETERINÁRIA!
Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do Médico Veterinário.

*sujeito a comprovação

CARGA HORÁRIA: 48 HORAS

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: 90 DIAS

Conteúdo do curso

FISIOLOGIA REPRODUTIVA E DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO POR PALPAÇÃO TRANSRETAL EM EQUINOS

O Brasil possui um dos maiores rebanhos de equinos do mundo. O diagnóstico de gestação em éguas é fundamental para o planejamento da fazenda.  O exame de palpação transretal permite que o diagnóstico  de gestação seja realizado de forma precoce, além de ser uma ferramenta importante para o exame ginecológico e auxiliar na aplicação das biotecnologias da reprodução. Entretanto, para a realização deste exame, é necessário que o médico veterinário tenha bom conhecimento da anatomia dos órgãos reprodutivos e da fisiologia da reprodução da égua.

O CURSO DE FISIOLOGIA REPRODUTIVA E DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO POR PALPAÇÃO TRANSRETAL EM EQUINOS aborda os seguintes temas:

– Histórico e importância do equino no Brasil e no mundo;

– Anatomia reprodutiva da égua;

– Fisiologia reprodutiva da égua;

– Exame ginecológico da égua;

– Técnica de palpação transretal na égua;

– Desenvolvimento gestacional na égua;

– Estimativa do período gestacional na égua. 

DIAGNÓSTICO DE GESTAÇÃO POR PALPAÇÃO TRANSRETAL EM BOVINOS

O curso de Diagnóstico de Gestação por Palpação Transretal em Bovinos compreende fundamentos teóricos sobre anatomia, fisiologia e fases gestacionais de fêmeas bovinas e possui carga horária de 32 horas.

Conteúdo programático: Importância do diagnóstico de gestação por palpação transretal em bovinos; Manejo e instalações necessárias para realizar a palpação transretal com eficiência; Exame ginecológico de fêmeas bovinas; Palpação transretal: cérvix e útero; Palpação transretal: ovários; Diagnóstico de gestação em bovinos: terço inicial; Diagnóstico de gestação em bovinos: terço médio; Diagnóstico de gestação em bovinos: terço final.