INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS DE LEITE

A cadeia leiteira brasileira apresenta diversos gargalos produtivos. A produção leiteira pode ser incrementada utilizando-se estratégias reprodutivas para aumentar a eficiência produtiva do rebanho. É comum observar falhas reprodutivas no rebanho; algumas fêmeas não conseguem se tornar gestantes até o final do período de lactação, o que pode comprometer o manejo reprodutivo e, consequentemente, a produtividade das fazendas. Dessa forma, ocorre o aumento de descarte involuntário das matrizes do rebanho, redução do período produtivo e do número de animais para reposição.

Uma possível solução é utilizar um protocolo de indução à lactação, que permite que uma fêmea que não conseguiu emprenhar inicie um novo período de lactação. Esta estratégia pode ser utilizada também em novilhas que já atingiram o peso e estão aptas à reprodução, mas não conseguem se tornar gestantes.

O CURSO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS DE LEITE aborda os seguintes temas:

– Motivos de descarte de vacas leiteiras;

– Histórico da indução de lactação;

– Indução de lactação na prática: experimentos que comprovam a eficiência da técnica

– Curva de produçõa durante a indução de lactação;

– Benefícios da indução de lactação além da produção de leite;

– Taxa de prenhez pós indução de lactação;

– Indução de lactação em novilhas;

– Protocolo de indução de lactação.

PÚBLICO: estudantes de medicina veterinária, zootecnia, médicos veterinários, zootecnistas, técnicos agrícolas, produtores rurais e áreas afins.

CARGA HORÁRIA: 32 HORAS

PRAZO PARA REALIZAÇÃO: 60 DIAS